top of page

PROJETO SOMA

 

Características:

 

     O fenômeno bullying está relacionado a manifestações de alto grau de violência e ocorre, em sua maioria, dentro das instituições de ensino, onde a competitividade age como fomentador de bloqueios culturais, e as maiores vítimas são as crianças e os jovens.

     As Ações que são caracterizadas como Bullying, envolvem práticas de violências físicas, verbais, psicológicas e ocorrem principalmente entre crianças e jovens. Segundo pesquisas, Brasília está entre as quatro cidades do País, com maior incidência deste tipo de ocorrência e de violência, seguidas por grandes cidades como Belo Horizonte, Curitiba e Vitória. O Brasil infelizmente amarga a primeira posição.

     Contribuindo com a mudança deste cenário, nasce o Projeto SOMA-DF, em 2008, idealizado pela artista e produtora cultural Tuka Villa-Lobos que, desde então trabalha de maneira mais tímida e com recursos próprios na transformação do cenário de bullying, violência, preconceitos e demais intolerâncias, semeando solidariedade no universo juvenil brasiliense.

     No final de 2012 e inicio de 2013, o projeto SOMA-DF, ganha o importante apoio do FAC – Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Com este apoio adquire condições para que este projeto possa agir em maior escala, em escolas e comunidades de 04 regiões administrativas do DF, com oficinas de diversas vertentes artísticas, educacionais e esportivas, ações  sociais e  divulgação dos artistas locais sempre plantando a cultura de paz.

     O Projeto SOMA-DF também conta com a importante parceria da Secretaria  de Educação do Distrito Federal, que trabalha junto à equipe na logística com as Regionais de Ensino, coordenadorias, diretorias e professores das escolas e comunidades trabalhadas. Atuando com o apoio em palestras, serviços e informações através de seus diversos núcleos como: Diversidade étnico-racial, Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade,Educação no Campo, entre outros

 

     Outros parceiros importantes foram somando  suas experiências no caminho do Projeto SOMA DF: : Secretaria de Governo, Coordenadoria da Juventude, Secretaria de Saúde; Secretaria da Mulher; Fundação Oswaldo Cruz ( FIOCRUZ DF),Regionais de ensino, administrações regionais  e também muitos profissionais  voluntários  que  contribuem de forma muito expressiva tornando o projeto cada vez mais completo


     Nessa perspectiva, o Projeto SOMA atua nos bloqueios culturais através de ações estratégicas integradas. São procedências que compreendem, respeitam e até utilizam da personalidade de cada metodologia de ensino aplicada à sua comunidade, sua região.

 

     Acreditamos que a arte, a cultura, a educação e a cidadania,  quando juntas ao bom humor e à criatividade, trabalhando em um só objetivo,  são ferramentas importantes na quebra destes bloqueios, pois compõem um meio eficaz de promover o desenvolvimento emocional do educando, através da familiaridade com os símbolos do sentimento.

     A luta contra o preconceito e a violência é ação praticada em todo o mundo, e para combatê-los é necessário que haja esforços da sociedade. A valorização do processo criativo, tanto dentro das instituições de ensino quanto junto à sociedade, é primordial para captação e difusão da essência do projeto que torna cada jovem, e pessoa, uma semente de distribuição desta idéia. Torna cada cidadão fomentador da paz e possuidor da cultura, agindo para o crescimento humano e, simultaneamente, disponibilizando-a de modo igualitário e justo às diferentes classes sociais.

     Ultimamente, os brasileiros vêm tomando conhecimento dos infortúnios praticados em todas as camadas sociais, porém, o que mais impressiona é saber que a violência está dentro das próprias escolas, onde o desenvolvimento didático e moral se integram na formação de novos cidadãos.

 

      Oficinas, palestras com dinâmica  e ações  culturais preparadas por profissionais de cada área, com uma abordagem diferenciada de acordo com as idades, mas sempre tendo como pano de fundo, temas como o autoconhecimento, respeito às diferenças, cidadania e cultura.


     Além das oficinas, são realizados shows de encerramento e celebração, com o nome de Dia D SOMA Geral. Shows, gratuitos e abertos à comunidade escolar,  com artistas de Brasília e principalmente das 04 regiões, numa ação de fomento e valorização da cultura local. Além disso, os trabalhos dos alunos que participarem destas oficinas farão parte do show como cenário, apresentações etc., promovendo uma integração entre arte, cultura e educação e cidadania.

 

As 04 primeiras regiões que serão beneficiadas com o Projeto são:

Planaltina -  Centrão

Recanto das Emas - CEd 104

São Sebastião - Centrão

Ceilandia- CEF30

 

 

MAS COMO FUNCIONA O PROJETO?


     Envolver toda  a  escola,  mostrar novos talentos, valorizar o artista local, promover o não ao bullyng e a aceitação das diferenças em um evento onde tribos diversas, pessoas de diferentes pensamentos se reúnem a favor da paz e da cidadania.

 

     A escola é envolvida durante tres dias  com ações que ocupam  todo o ambiente escolar. Todos na escola sem distinção: alunos, professores, funcionários e convidados participam das ações.

 

      Palestras com dinâmica totalmente  diferenciadas e dirigidas para atender às solicitações da escola feitas por profissionais capacitados de diversas secretarias  do distrito federal e também de instituições parceiras do projeto;

 

      Oficinas de artes e cultura envolvendo diversas vertentes, com profissionais especializados e treinados para o projeto.

 

       Ações culturais  e sociais  acontecem  durante todo o periodo do projeto  e são exclusivas para aquela comunidade escolar.


      Todas estas ações são filmadas, fotografadas.  Nas  quatro primeiras etapas foram feitas mais  de 300 horas de filmagem que  junto a depoimentos colhidos  resultará num documentário que julgamos ser um importante instrumento para a mudança do universo da violência nas escolas e estará disponível para toda rede de ensino do GDF e Secretarias de Estado.

 

 

 

TRABALHAMOS E MUITO  PARA QUE ESTE PROJETO  SIGA EM FRENTE, SOMANDO MAIS  CIDADES E ESCOLAS NA AÇÃO CONTRA A  VIOLÊNCIA!  SE VOCÊ SE IDENTIFICOU  COM O PROJETO SOMA DF,  TE CONVIDAMOS A SER UM PARCEIRO NOSSO! TODA  FORMA DE SOMAR É EXTREMAMENTE IMPORTANTE E MUITO BEM  VINDA!

 

 

 

 

 

                                         Email para contato:                                             projetosomadf@gmail.com

 


​ 

 

 

 

 

               

                                                                

                                                 BAIXE AQUI O PROJETO SOMA DF NA ÍNTEGRA

 

                                                         

 

                                                                    

 

 

  

 

 

 

 


 

 

bottom of page